sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Cabana

Assisti um vídeo do Pr. Mark Driscoll, pastor norte-americano, e acabei indo buscar mais informações a respeito do que ele dizia. Nesse vídeo, que disponibilizo o link no you tube (http://www.youtube.com/watch?v=zR1oU8uuC2I), ele mostra heresias teológicas escritas no livro “A Cabana” (William P. Young, ed. Sextante). Esse livro está sendo recomendado por muitos pastores e até por famosos músicos cristãos, como Michael W. Smith.

Pois então, depois do que li, decidi dividir algumas informações que colhi.

A Cabana, conta uma história, em que, durante uma viagem com a família em um final de semana, a filha mais nova de um homem chamando de Mack é raptada e brutalmente assassinada numa cabana abandonada. Depois de quatro anos, vivendo a tristeza pela morte da filha, ele recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar a cabana onde sua filha foi morta. Ele volta ao local do crime e o que ele encontra lá muda sua vida.
E o que ele encontra lá? Segundo o livro, Mack, o personagem principal, encontra-se com Deus, que o apresenta o Pai (uma mulher negra e gorda), o Filho (um carpinteiro do Oriente Médio) e o Espírito Santo (uma mulher oriental).
Pois bem... segundo o vídeo do Pr. Mark Driscoll, e outros teólogos que leram o livro, o livro é uma heresia a Bíblia, onde se encontra várias leis descritas contrariamente.

13 heresias encontradas no livro “A Cabana”

1. Deus o Pai, foi crucificado com Jesus.
Porque os olhos de Deus são puros e não pode considerar o pecado, a Bíblia diz que Deus não considerou Seu próprio Filho amado quando foi pregado na cruz, carregando nossos pecados. (Habacuque 1:13; Mateus 27:45).

2. Deus é limitado em Seu amor e não pode praticar a justiça.
A Bíblia declara que o amor de Deus e Sua justiça são os dois lados da mesma moeda – igualmente partes da personalidade e do caráter de Deus (Isaías 61:8; Oséias 2:19).

3. Na cruz, Deus perdoou toda a humanidade, esteja ela arrependida ou não.
Alguns escolheram um relacionamento com Ele, mas Ele perdoa a todos sem levar isso em conta. Jesus declarou que somente aqueles que vêm até Ele serão salvos (João 14:6)

4. Estruturas hierárquicas, sejam na igreja ou no governo, são perversas.
Nosso Deus é um Deus de ordem (Jó 25:2).

5. Deus nunca irá julgar as pessoas por seus pecados.
A Palavra de Deus repetidamente convida as pessoas para que fujam do julgamento de Deus crendo em Jesus Cristo Seu Filho (Romanos 2:16; II Timóteo 4:1-3).

6. Não há uma estrutura hierárquica na divindade, apenas um círculo de unidade.
A Bíblia diz que Jesus submeteu-se à vontade do Pai. Isso não significa que uma Pessoa seja maior ou melhor que a outra; apenas única. Jesus disse: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Jesus também disse: “eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade” (João 4:34; 6:44; 14:26; 15:26).

7. Deus se submete aos desejos e escolhas humanas.
Longe de Deus submeter-se a nós. Jesus disse, “Estreito é o caminho que nos conduz à vida eterna”. Nós é quem devemos nos submeter a Ele em todas as coisas

8. A justiça jamais ocorrerá por causa do amor
A bíblia ensina que quando o amor de Deus é rejeitado, e quando o oferecimento da salvação e do perdão é rejeitado, a justiça precisa ocorrer senão Deus terá enviado Jesus Cristo para morrer numa cruz para nada (Mateus 12:20; Romanos 3:25-26).

9. Não existe essa coisa de julgamento eterno ou tormento no inferno.
A própria descrição de Jesus a respeito do inferno é vivida...não pode ser negada (Lucas 12:5; 16:23).

10. Jesus está andando com todas as pessoas por seus diferentes caminhos a Deus, e não importa de que modo você chegue a Ele.
Jesus disse, “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

11. Jesus está constantemente sendo transformado juntamente conosco.
Jesus que habita no esplendor do céu, está sentado à mão direita de Deus, reinando e governando o universo. A Bíblia diz, “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. (Hebreus 13:8; Tiago 1:17).

12. Não há necessidade de fé ou reconciliação com Deus porque todos farão isso no céu.
Jesus disse, “todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.” (João 3:15; 3:36; 5:24; 6:40).

13. A Bíblia não é a verdade, porque reduz Deus ao papel.
A Bíblia é o fôlego de Deus. Com certeza, muitos homens em cerca de 1600 anos que colocaram a caneta no papel (por assim dizer), cada um com diferentes profissões e diferentes contextos, mas o Espírito Santo inspirou a obra deles com as palavras de Deus. Estes homens escreveram a mesma mensagem de Gênesis ao Apocalipse.


Sendo assim... deixo que vocês tirem suas conclusões a respeito. Se achar necessário leia o livro, se bem que em vários relatos, pastores orientavam a não lerem. Pois não trarão edificação pessoal. Pra mim, só de irem contra a princípios fundamentais da bíblia, nosso manual de sobrevivência, já é de não confiar. Porém, também acho interessante o conhecimento pessoal.


Um abraço.
DTA