domingo, 28 de novembro de 2010

Um simples ato de Cultura Aleatório

Já pensou em ir a uma loja de departamentos e de repente se ver fazendo parte de um coral? Ou ainda, estar andando tranquilamente pelo shopping, e sem esperar ter o prazer de ouvir uma bela música ao som de violinos. E o que me diz, de ouvir um acorde aqui, outro ali e descobrir que está fazendo parte do cenário de uma ópera.

Esta é a proposta de um grupo chamado Random Act of Culture (Ato de Cultura Aleatório), que sem nenhuma pretensão financeira, realiza apresentações culturais e artísticas em locais e lugares diversos, sem datas e horários previamente agendados.

São artistas de diferentes talentos que hora cantam, outras interpretam ou tocam instrumentos do popular ao clássico, em lugares diversos, onde a principal preocupação é levar aquela arte em questão, ao maior número de pessoas possíveis. Os lugares são variados: shoppings, praça de alimentação, praças, aeroportos, lojas de departamentos, aonde estiver pessoas, ali estará o Random Act of Culture.

As apresentações são gratuitas, e o grupo Random Act of Culture faz parte da Knight Foundation, uma fundação que investe em excelência artística e em financiamentos de projetos que envolvam artes, comunidades e experiências culturais como essa. Levando lazer, cultura e entretenimento por meio da arte, derrubando qualquer barreira que possa distanciar as pessoas ao acesso a cultura.

Não tenho notícias de nada parecido aqui no Brasil, mas gostaria muito de ser impactada por algo assim. Se assistindo já é emocionante, imagina pessoalmente no meio do nosso dia a dia, que geralmente já é tão corrido e estressante.

Escolhi esse vídeo para ilustrar a Random Act of Culture. Nesse caso, quem se apresenta é a Companhia de Ópera da Filadélfia que reuniu mais de 650 coralistas de 28 organizações participantes da Random Acts of Culture, em uma belíssima e emocionante apresentação. Os cantores da comunidade se infiltraram em uma loja de departamentos, como clientes e ao som de um acorde, começaram a cantar Hallelujah de Handel. Uma amostra de como esse projeto funciona, e a sensação boa que nos proporciona.




Assista a outros vídeos no site www.knightarts.org/random-acts-of-culture , com certeza não irá se arrepender.