sábado, 1 de maio de 2010

Por que Maio é o mês das noivas?


Dizem que Maio é o mês das noivas, sempre tive a curiosidade de saber por quê. E vendo uma pesquisadora falar de diversos assuntos que envolvem a história da humanidade. Me deparei com esse tema, por que Maio é o mês das noivas?

Então fui tentar descobrir qual o motivo pelo qual, esse mês leva esse título. Mesmo sabendo que não é o mês mais procurado pelas noivas para seu grande dia. E eu descobri uma coisa muito interessante. sabe aquele velho conceito que se tem, de que Francês não toma banho, então, tem muito a ver com isso...

Na idade média, tinha-se um conceito de banho muito, muito diferente do que se tem hoje, diziam que a água entrava pelos poros e fazia mal, isso agravado pelo frio e pela falta de água encanada. É por isso, que naqueles filmes clássicos de época, as pessoas estão sendo abanadas, isso acontece, não por que estão com calor, mas para dissipar o mal cheiro que elas exalam.

Nessa época, os banhos eram tomados “muito de vez em quando”, se assim posso dizer, de uma forma não muito boa também, mas isso agora não vem ao caso. O primeiro banho do ano acontecia no início da primavera, que na França é em Maio. Aí então começamos a matar a nossa questão. Uma vez que os banhos eram feitos a partir de Maio, as noivas escolhiam essa época para se casar, pois o cheiro das pessoas ainda eram toleráveis. Uma história, marcada por um costume cultural que ao longo dos séculos foi modificada, cada qual com seus costumes locais e graça a Deus, com práticas diferentes, porém, marcada por um título que ficou na popularidade de que Maio é o mês das noivas.

E achando a resposta para uma questão, acabamos achando duas, para uma outra pergunta bem próxima a essa data. Qual a origem do Buquê da Noiva? Seguindo a história do banho, uma primeira história nos conta que as noivas carregavam o buquê para disfarçar o mal cheio, pois mesmo tomando banho no início da primavera, essa prática não era diária, então passando alguns dias, já se começava a cheirar mal, e também porque, esse banho não era totalmente higiênico, como o banho que conhecemos hoje. Então, para disfarçar os possíveis odores que pudessem já estar incomodando, a noiva carregava um buquê.

A outra possível resposta para o Buquê de Noiva vem da Antiga Grécia. Nessa época cultivava-se a cultura de que a noiva ia até o local da cerimônia a pé, e no meio do caminho recebia flores, ervas ou temperos para trazer felicidade e boa sorte ao casal. Quando chegava à igreja, tinha formado um buquê e cada uma das flores, ervas e temperos, tinham um significado. As flores, simbolizava os sentimentos das noivas: a hera – símbolo da fidelidade, o lírio – símbolo da pureza, as rosas vermelhas – símbolo do amor, as violetas – símbolo da modéstia, flores de laranja – fertilidade e alegria ao casal. Já as ervas e temperos, serviam como proteção, uma forma de espantar os maus espíritos.

Hoje, o mês de Maio, continua com o título de mês das noivas, porém, não é um mês tão procurado, e essa tradição, sobre banhos, nunca existiu por aqui. Esse título, soa mais como uma frase que atravessou décadas. Já a questão do buquê, se tornou uma linda tradição, mais um acessório que enfeita a noiva em seu grande dia.

É bom saber, ou pelo menos tentar saber as origens das coisas, independente do assunto. Das histórias que são lendas, ou naquelas que são verdadeiras. Seja qual for o caso, nos traz conhecimentos, histórias, costumes e a cultura da humanidade.

Nenhum comentário: