sábado, 3 de julho de 2010

World Cup 2010 South Africa


Pois eh, não deu dessa vez.

Claro que é frustrante, fica uma sensação de derrota, perda, um vazio. Mas sejamos realistas, se a proposta é ter um vencedor, para que isso aconteça, outros tantos devem perder. E nós que já somos veteranos, já temos cinco títulos mundiais, vamos nos conscientizar que há outras bandeiras que devem e querem ser agitadas ao vento (Wavin´ Flag) também.

A copa ainda não acabou, mas para nós é como se já tivesse chegado ao fim. Posso dizer que gostei dessa copa. Foi bom demais conhecer um pouco mais desse povo Sul-Africano, um país cujas dificuldades e alegrias parecem ser semelhantes as nossas. Na alegria, na desigualdade, na garra, na história de luta, na esperança de uma vida mais justa e mais digna para os seus. Foi um povo que se orgulhou de receber, tantos forasteiros de diferentes pátrias, em sua terra. E que os tratou muito bem.

Foi a copa das “zebras”, muitos favoritos ficaram lá atrás, e outros, subestimados, foram além de suas expectativas e atingiram fases mais difíceis, e podem, quem sabe, chegar além e levar o título.

Eu que não entendo nada de futebol, mas acho fascinante o clima de copa, esse espírito patriota que nos une, a celebração que o momento pede. Dentro da minha limitada visão sobre o esporte, não critico o Dunga, que foi alvo de tantos tiros. Vejo-o dono de uma responsabilidade muito grande, que leva consigo o coração de todos nós, e portanto, segue o meu respeito pelo trabalho que realizou. Gosto da forma direta e honesta com que conduz seu trabalho.

E falando em Dunga, acho que foi a única pessoa, que eu lembre, que conseguiu tratar a dita “Poderosa”, como importante, mas não como a mais importante. Deu a cara a tapa e defendeu sua visão. Ainda que um pouco nervosinho, mas mostrou a que veio.

Foi a copa do engraçado, com o “Cala a boca Galvão”, que ganhou proporções mundiais... seguida do “Cala a boca Tadeu Schimit”. Essa globalização, serve para isso também....rs.

Para nós, fica a expectativa em 2014, que em casa possamos comemorar Hexa. Mas que além disso, a copa no Brasil, possa trazer progresso para nossas cidades, e que quando ela se for, possamos lembrar saudosos de tudo o que se sucederá.

Quanto a mim, fica o respeito pelos integrantes da Seleção Brasileira, e o desejo de quê na próxima copa, eu não seja só uma expectadora, mas que Deus use as obras das minha mãos para ajudar a construir essa história.

Que venha 2014, que venha um novo tempo, uma nova expectativa. E para quem ganhar a Copa do Mundo de 2010, possa levar ao seu povo a justiça, a paz e a alegria da vitória.

Nenhum comentário: